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Estratégias de marketing para corretores de seguros

A seleção de estratégias de marketing para corretor de seguros se tornou indispensável para sobreviver neste mercado.

Esse tipo de conhecimento se torna ainda significante para os profissionais que compõe o seu salário, principalmente, de comissões e que precisam atingir metas específicas todos os meses.

Ao mesmo tempo, o marketing digital transformou a forma como as empresas divulgam os seus produtos e serviços e chamam a atenção do seu público alvo.

Contudo, a tática de marcar presença online, sozinha, não é o suficiente para atrair novos clientes, pois você estará disputando espaço com outros corretores que querem vender tanto quanto você.

Criar diferenciais em sua comunicação e adotar algumas estratégias inteligentes para se tornar relevante é um dos caminhos mais eficientes. Por isso, aprenda, a seguir, algumas estratégias para vender mais. Vamos lá!

Conheça o seu público alvo

Saber com quem você está falando é o primeiro passo para criar as estratégias de marketing para corretor de seguros mais adequadas para cada contexto. Esse setor é muito amplo e o público que você pode, potencialmente, atingir apresenta características diversificadas.

Por isso, utilizar o conceito de personas vai gerar mais clareza para todo o processo. A partir dessa definição, você conseguirá utilizar as linguagens e técnicas que são mais alinhadas com cada perfil.
 
Com essa análise, você poderá definir, principalmente, os atributos listados abaixo.
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Tipo de linguagem e tom de conversa;

Principais dores.Uma vez que você saiba quantas personas pode atingir com a sua estratégia e quais são as principais dores de cada uma, a abordagem dos seus canais de comunicação se tornarão mais sólidas e eficientes.

Compartilhe conteúdo relevante

Se você já tem bem claro quem são as pessoas que a sua estratégia precisa atingir, então pode começar a desenvolver conteúdo que seja interessante para elas. 

Atualmente, a maior parte das pessoas acessa a internet para saber mais sobre os produtos e serviços sobre os quais estão interessadas.

Por isso, se você deseja se tornar relevante para os seus potenciais clientes, precisa oferecer esse tipo de informação de uma forma que seja didática e atrativa para o seu público.

O comprador busca se auto educar para tomar as melhores decisões. Até que ele decida, de fato, fazer uma compra, existem diversas fases de análise e descoberta. Há um conceito que resume bem essa dinâmica, é a jornada de compra.

A cada etapa desse processo, o potencial cliente apresentará dúvidas e demandas específicas. Dessa maneira, o seu conteúdo precisa cobrir essas demandas.

O motivo mais significativo para um corretor fazer isso é marcar presença o tempo todo durante a jornada. Assim, quando o comprador decidir fechar negócio, você será uma forte alternativa.

Integre diferentes canais de comunicação

O marketing para corretor de seguros, assim como em outros setores do mercado, exige a integração de diferentes plataformas.

Por essa razão, além de desenvolver uma presença interessante como foi mencionado no tópico anterior, é preciso integrar os seus canais de comunicação.

Nesse ponto, as ferramentas de gestão de campanhas de Marketing podem ser o seu diferencial competitivo. O Websics, por exemplo, oferece recursos completos para que você crie, a partir de templates profissionais, e-mails, SMS ou conteúdos para material impresso de uma forma otimizada.

As redes sociais devem ser organizadas para transmitir profissionalismo e facilitar o acesso do cliente ao profissional de seguros. No processo de identificação de personas, você verá que cada perfil tem uma forma de comunicação preferida. 

Dessa maneira, para abarcar as necessidades de comunicação de cada perfil é necessário adaptar o conteúdo para cada plataforma e reunir todas as possibilidades de contato em seu site, por exemplo.

O mesmo vale para as estratégias tradicionais que utilizam conteúdo impresso, como folhetos, banners e outdoors.

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