Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP

(11) 3474 7427 (21) 4063 7427

Clique aqui para abrir o chat

Rua Dr Artur Leite de Barros Jr, 217 - Mandaqui - São Paulo - SP - 02408-110

Blog

Como manter a sua equipe motivada em tempos de crise?

Se você ocupa um cargo de gestão, sabe que manter a sua equipe motivada em tempos de incerteza e insegurança demanda estratégias inteligentes. 

Afinal, se a crise já traz muitos problemas, a queda de desempenho no trabalho colabora ainda mais para que momentos como esse sejam ainda mais temidos do ponto de vista da sobrevivência da organização.

Por isso, seja devido à uma recessão econômica ou crise de imagem, saber como preservar o espírito de trabalho e a motivação são indispensáveis para atravessar com sucesso esse tipo de desafio.

Além disso, sempre vai ser necessário lidar com situações como essa. Portanto, quanto mais cedo você aprender, menos empecilhos surgirão em seu caminho.

Entenda, a seguir, como funciona o fator motivação e o que você pode fazer para manter a sua equipe engajada, mesmo em tempos de incerteza. Acompanhe!

1.  Adote uma postura acessível

Quando o cenário não é muito favorável e o profissional não se sente à vontade para falar sobre as suas insatisfações e receios, o nível de motivação despenca ainda mais. Assim, em situações como essa, se torna ainda mais imperativa a adoção de uma postura acessível.

Essa iniciativa não é importante apenas para que a sua equipe saiba que está sendo assistida de perto, mas também para fortalecer o espírito de trabalho em grupo e aumentar as chances de resolver mais rapidamente os problemas enfrentados. 

Por essa razão, fique aberto às perguntas, sugestões e reclamações. Seja honesto em suas respostas para transmitir segurança. Esse comportamento contribui para que demonstrar que, seja qual for a situação, tudo está sendo resolvido da melhor maneira possível.

2. Unifique os esforços

Não hesite em compartilhar as questões que estão em aberto e pedir ajuda para solucioná-las. Em tempos de crise, a insatisfação pode se intensificar rapidamente, ainda mais se ela já existia antes.

A percepção de que são os funcionários que estão “pagando” pela crise e arcando com os prejuízos pode fazer com que os seus melhores talentos comecem a procurar por outros lugares para trabalhar. E durante esse tipo de período, contar com profissionais talentosos é mais importante do que nunca.

Alem disso, a implementação de uma ferramenta de gestão que permita reunir todas as informações mais primordiais da sua corretora, vai facilitar a análise de desempenho de todas as áreas e poupar o seu tempo e o da sua equipe.

Em um contexto de dificuldades, o exemplo precisa vir da gestão e os colaboradores estarão prestando atenção nisso. Adotar táticas para manter os esforços unificados é um dos fundamentos para manter a sua equipe motivada.

3. Reconheça o empenho

O reconhecimento diante dos colegas e chefe é um dos princípios da motivação no ambiente de trabalho em tempos de boa maré. Durante uma crise, então, o gestor tem uma boa oportunidade para cultivar os seus relacionamentos profissionais.

Portanto, o reconhecimento dos esforços empregados para fazer muito com poucos recursos, por exemplo, é um lembrete sobre como o trabalho de cada um dos seus colaboradores faz a diferença e é indispensável.
Por fim, não se esqueça de demonstrar compreensão pelas queixas expressadas. Desdenhar ou assumir uma postura excessivamente otimista para coibir as reclamações não é uma boa alternativa para manter a sua equipe motivada. 

Garanta aos subordinados que você tem em conta todas as suas necessidades e a gestão está levando todas elas em consideração em suas decisões.

Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!

 


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

0 Comentários