
Marketing
Como fazer o planejamento de marketing da minha corretora de seguros?

Se por um lado apostar na presença online, atualmente, é indispensável. Do outro, você tem a possibilidade de continuar chamando a atenção através do outbound marketing.
Por isso, se você quer saber quais são as melhores técnicas para se conectar com o seu público, leia as nossas dicas para desenvolver um planejamento eficiente.
Marketing Tradicional
Apesar de ter perdido bastante espaço, já que a maior parte das atividades do consumidor é realizada através dos meios online, incluindo a jornada de compra, o marketing tradicional ainda tem a sua importância.
Por essa razão, se você quer apostar nessa estratégia, existe um conceito bem objetivo que vai te ajudar a entender os principais passos do seu planejamento: são os 4 Ps.
Produto (ou serviço)
● Variedade de opções oferecidas;
● Nível de qualidade em relação aos produtos similares do mercado;
● Características gerais;
● Política de garantia;
● Formas de atendimento.
Promoção
● Técnicas de promoção da sua corretora;
● Descontos e condições especiais oferecidos;
● Credibilidade e imagem da empresa;
● Relações com parceiros e clientes.
Pontos
● Pontos de atendimento físicos/virtuais;
● Abrangência territorial.
Preço
● Formas e condições de pagamento;
● Preço para contratação do serviço.
Saber onde a sua corretora se encaixa dentro dessas 4 áreas é sempre o passo inicial para fazer o planejamento de marketing.
As forças e fraquezas da sua empresa em relação à concorrência são os pontos que precisam de atenção na hora de montar a sua estratégia. Por isso, identificar os seus diferenciais e explorá-los para se destacar e conquistar mais clientes deve ser o objetivo central.
Veja abaixo alguns exemplos de acordo com a equação:
Nível de qualidade + faixa de preço = estratégia mais adequada
● Alta + Alto = serviço/produto premium
● Alta + Médio = geração de valor
● Alta + Baixo = valor supremo
●Média + Alto = preço alto
● Média + Médio = preço médio
● Média + Baixo = valor médio
● Baixa + Alto = desconto
● Baixa + Médio = falsa economia
● Baixa + Baixo = economia
Essas comparações são utilizadas para que o gestor consiga identificar a posição dos produtos e serviços de sua empresa em relação ao mercado e qual é a melhor abordagem de marketing para a sua corretora.
Marketing digital
Já no Marketing para corretor de seguros planejado nos canais online, você deverá adotar técnicas que tenham, basicamente, 4 objetivos
Atrair
Para que a sua corretora seja encontrada pelos seus potenciais clientes, o primeiro passo é criar um site. E como boa prática de Inbound Marketing, ele deverá ter um blog.
Esse será o seu endereço na internet e, também, a vitrine em que você exibirá os seus serviços e diferenciais. Tudo, claro, de acordo com o seu posicionamento no mercado, conforme vimos no tópico anterior.
Além disso, o site reunirá todas as formas de contato, incluindo as mídias sociais. Todos o conteúdo precisa ser otimizado para os buscadores e as páginas adaptadas para os dispositivos móveis.
Converter
Quando um desconhecido encontrar o seu site, passará a ser um visitante. Se a sua estratégia for completa, as landing pages, formulários de contato e as chamadas para ação vão transformá-lo em um lead.
Fechar compra
Uma vez que você tenha uma lista de potenciais clientes que já demonstraram algum interesse em contratar um dos seus seguros, será preciso nutri-los com conteúdo relevante até que ele decida fechar uma compra.
Ademais, como os seus contatos estarão em momentos diferentes da jornada de compra, o material enviado deve ser diferenciado. Por isso, a criação de listas segmentadas é imprescindível. Um sistema de gerenciamento vai facilitar esse processo.
Encantar
Na última etapa, você não sumirá depois de ter atingido o seu objetivo, mas vai adotar algumas técnicas para fidelizar o seu cliente. As pesquisas de satisfação e o estímulo ao engajamento através dos canais sociais entra em cena a partir dessa etapa.
O sucesso da sua estratégia de marketing para corretor de seguros, seja ela tradicional ou digital, dependerá de conhecer bem suas opções de serviços e o comportamento, dores e preferências do cliente.
Por fim, lembre-se de reavaliar continuamente os seus planejamentos e utilizar recursos tecnológicos que vão otimizar os seus esforços e resultados.
Gostou? Continue acompanhando nossos artigos!
● Nível de qualidade em relação aos produtos similares do mercado;
● Características gerais;
● Política de garantia;
● Formas de atendimento.
Promoção
● Técnicas de promoção da sua corretora;
● Descontos e condições especiais oferecidos;
● Credibilidade e imagem da empresa;
● Relações com parceiros e clientes.
Pontos
● Pontos de atendimento físicos/virtuais;
● Abrangência territorial.
Preço
● Formas e condições de pagamento;
● Preço para contratação do serviço.
Saber onde a sua corretora se encaixa dentro dessas 4 áreas é sempre o passo inicial para fazer o planejamento de marketing.
As forças e fraquezas da sua empresa em relação à concorrência são os pontos que precisam de atenção na hora de montar a sua estratégia. Por isso, identificar os seus diferenciais e explorá-los para se destacar e conquistar mais clientes deve ser o objetivo central.
Veja abaixo alguns exemplos de acordo com a equação:
Nível de qualidade + faixa de preço = estratégia mais adequada
● Alta + Alto = serviço/produto premium
● Alta + Médio = geração de valor
● Alta + Baixo = valor supremo
●Média + Alto = preço alto
● Média + Médio = preço médio
● Média + Baixo = valor médio
● Baixa + Alto = desconto
● Baixa + Médio = falsa economia
● Baixa + Baixo = economia
Essas comparações são utilizadas para que o gestor consiga identificar a posição dos produtos e serviços de sua empresa em relação ao mercado e qual é a melhor abordagem de marketing para a sua corretora.
Marketing digital
Já no Marketing para corretor de seguros planejado nos canais online, você deverá adotar técnicas que tenham, basicamente, 4 objetivos
Atrair
Para que a sua corretora seja encontrada pelos seus potenciais clientes, o primeiro passo é criar um site. E como boa prática de Inbound Marketing, ele deverá ter um blog.
Esse será o seu endereço na internet e, também, a vitrine em que você exibirá os seus serviços e diferenciais. Tudo, claro, de acordo com o seu posicionamento no mercado, conforme vimos no tópico anterior.
Além disso, o site reunirá todas as formas de contato, incluindo as mídias sociais. Todos o conteúdo precisa ser otimizado para os buscadores e as páginas adaptadas para os dispositivos móveis.
Converter
Quando um desconhecido encontrar o seu site, passará a ser um visitante. Se a sua estratégia for completa, as landing pages, formulários de contato e as chamadas para ação vão transformá-lo em um lead.
Fechar compra
Uma vez que você tenha uma lista de potenciais clientes que já demonstraram algum interesse em contratar um dos seus seguros, será preciso nutri-los com conteúdo relevante até que ele decida fechar uma compra.
Ademais, como os seus contatos estarão em momentos diferentes da jornada de compra, o material enviado deve ser diferenciado. Por isso, a criação de listas segmentadas é imprescindível. Um sistema de gerenciamento vai facilitar esse processo.
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