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4 dicas para prospectar os seus futuros segurados!

A prospecção de clientes é um processo que vai muito além de vender. Direta ou indiretamente, a qualidade da abordagem define se o corretor conseguirá fidelizar o segurado e qual será o nível de sucesso do relacionamento estabelecido.

Por isso, adotar metodologias inteligentes para atender as expectativas do comprador, que está cada vez mais exigente, é um dos pilares para aumentar a carteira de clientes e ser reconhecido em um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, se o foco da corretora de seguros recair exclusivamente sobre o número de vendas realizadas, o sucesso será limitado, pois a necessidade de gerar valor é uma tendência que se intensificará nos próximos anos.
Aqueles que não aprenderem a inovar nesse setor ficarão para trás muito rapidamente. Se você quer crescer de forma sólida e se preparar para as mudanças que estão vindo, leia as nossas dicas para melhorar a sua forma de prospectar clientes. 

Utilize estratégias nos canais online

Esteja onde o seu cliente está: a maior parte deles acessa a internet diariamente. A busca por soluções para eventuais problemas que eles possam ter em sua vida profissional e pessoal perpassa a consulta às informações disponibilizadas online.

Por essa razão, ser um dos locais onde eles poderão encontrar esse tipo de conteúdo se tornou uma forma poderosa de prospecção. Contar com ferramentas que vão te ajudar a implementar as melhores práticas para cada canal é uma maneira de otimizar o seu tempo.

Sabemos que o dia a dia de um corretor é corrido. Por isso, recursos como esse contribuem bastante para facilitar a administração dessas estratégias.

Adote uma comunicação ágil e de qualidade elevada

Quando um cliente entra em contato demonstrando interesse em contratar um seguro, seja rápido. Deixar que se passe muito tempo antes de responder representa uma grande chance de perder um cliente que bateu na sua porta. 

O tempo é inimigo do vendedor nos dias atuais. Afinal, a concorrência está em todos os lugares e se ela for mais rápida e eficiente do que você, vai ficar com a maior parte dos clientes.

Personalize o seu atendimento

Outro ponto que contribui para uma prospecção bem-sucedida é a opção de fornecer orçamentos e formulários personalizados para o seu público alvo. Com métodos convencionais, equilibrar rapidez com qualidade e personalização pode ser difícil. 

Entretanto, um sistema de gerenciamento para corretora de seguros, por exemplo, torna esse processo mais otimizado. Além de aumentar a eficiência sem comprometer a qualidade da comunicação.

Estimule os seus clientes a te indicarem

Os profissionais que trabalham de uma forma que agrada aos clientes não precisam, na maior parte das vezes, pedir indicações.

Portanto, se você está recebendo novos contatos através dessa forma de prospecção esse é um indicativo que está usando as estratégias corretas.

Entretanto, firmar parcerias dessa natureza pode ser benéfico para os dois lados. A possibilidade de oferecer condições especiais em troca de indicações é uma prática bastante utilizada por vários profissionais.
Todavia, é importante saber formulá-la e equilibrar os direitos e deveres de cada um para manter, sempre, a qualidade dos relacionamentos profissionais.

Além disso, sem que pedidos diretos como esse sejam necessários, existe a alternativa de explorar a sua própria carteira de clientes, retomar contatos perdidos e buscar novos clientes em grupos específicos.
Por fim, uma última dica é frequentar eventos relacionados à área de seguros e construir um networking sólido. Esse é o maior recurso que um corretor de seguros pode desenvolver.


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